Guia Porto Alegre

Guia Porto Alegre: O Butiá, Itapuã

obutia6

Aproveitei a Páscoa para ressuscitar a tag Guia Porto Alegre, porque minha família fez uma programação diferente no último sábado:

Fomos ao restaurante O Butiá, em Itapuã.

O lugar é uma antiga fazenda cheia de verde e com uma vista linda do Guaíba. Ele abre somente aos finais de semana e feriados, sempre para o almoço.

Como o restaurante não é grande e fica mais afastado da região central da cidade (na divisa com Viamão), é preciso reservar mesa com alguma antecedência.

Não é barato, mas a comida é excelente e, além de comer, você faz um belo passeio! Depois da sobremesa, recomendo dar uma voltinha pela propriedade ou sentar no gramado para curtir a tarde e a paisagem.

Minha família experimentou o menu fechado com 5 pratos.

Ele custa R$120,00 reais por pessoa e varia dependendo da época, porque todos os insumos são locais, frescos e, em sua maioria, orgânicos.

No dia da nossa visita, foi servido:

  • Crocante de pão com manteiga de limão siciliano
  • Vichyssoise (sopa)
  • Tartar de beterrabas com queijo de cabra, sal e nozes
  • Peixe fresco grelhado com molho bernaise, purê de pimentões e alho poró
  • Creme brûlée catalão

Eu, que tenho pavor de peixe (exceto no sushi) e de beterraba, gostei bastante, viu?

Fui mais pela expectativa de passar uma tarde agradável com os parentes do que pela comida do restaurante e me surpreendi! O peixe não tinha *gosto* de peixe e a maldita da beterraba ficou muito gostosa ao ser combinada com o queijo de cabra.

obutia3

obutia1

Além do almoço com menu fechado, o local também oferece piquenique, trilhas e passeio de barco (todos mediante agendamento prévio).

Quando eu voltar ao restaurante, pretendo experimentar o piquenique, porque fiquei morrendo de vontade de me meter nas cestas lindas com pães quentinhos, queijos, frios, geleias e bolos dos outros convidados.

Vale dizer que independente do menu estabelecido, sempre há opção vegetariana e pratos para crianças. Você pode informar sua preferência no momento da reserva.

Para informações sobre agendamento, preços e localização, clica aqui.