2Beauty

2Beauty

Dicas, tutoriais e resenhas sobre maquiagem.

Sephora


Pó translúcido: O que? Como? E quando?

Pó translúcido

Depois daquele post sobre a base em pó Shiseido Pureness que também tinha dica de usar pó translúcido por cima do corretivo pra deixar a área mais iluminada (estilo Kim Kardashian), notei que algumas meninas pareciam confusas sobre o que é o tal do pó translúcido, o que ele faz, etc.

Por isso, cá estou para dar mais alguns detalhes!

O pó translúcido é o bom e velho pó de arroz, também conhecido como pó finalizador.

O que é?

Translúcido = transparente ou seja, ele serve para matificar a base e dar acabamento ao make sem adicionar cobertura/cor.

Em forma compacta ou em pó solto, ele pode variar (dependendo da marca, etc.) do branco ao rosinha super claro ou bege amarelado. O acabamento também pode ser mais matte ou levemente acetinado.

Mas o importante é que branco, rosado ou amarelado, ele não tem pigmentação suficiente para adicionar cobertura à maquiagem.

Pra facilitar, pense nele como um véu transparente sobre o rosto.

Como/quando usar?

Se você tem uma base líquida de boa cobertura, mas de acabamento mais lustroso/molhado/acetinado, o pó translúcido é uma ótima forma de matificar e assentar a maquiagem sem pesar o visual.

Também serve para fazer retoques, quando o rosto começa a ficar brilhoso/oleoso.

Você usa um lencinho de papel pra remover o excesso de óleo da pele e depois passa uma camadinha fina do pó pra dar o acabamento.

Ahhh… E se você usa base em pó, não precisa de pó translúcido, ok? É matificação demais pra um rosto só!

Contém 1g e Make Up For Ever

Com o que aplicar?

Eu já vi muitos maquiadores usarem esponja pra passar o pó, mas sou super contra, porque a esponja não espalha tão bem quanto um pincel e por mais bacana e leve que seja o pó translúcido ou por mais branca que você seja, se ele não for bem espalhado, rola micão tipo o da Nicole Kidman.

Por se tratar de um pó de fundo claro, ele “trabalha” com o flash das câmeras fotográficas e fica muito mais aparente, aí já viu né… Não espalhou, virou fantasminha!

Por isso, super recomendo um pincel de pó fofão para espalhar uma fina camada do pó sobre a base e o corretivo.

Funciona pra todo mundo?

Nem sempre…

Como eu sou morena, eu não gosto de passar pó translúcido no rosto inteiro. Por mais “transparente” que ele seja, se rola uma foto com flash, o meu rosto fica mais claro. Não é um absurdo, mas fica.

Meninas de pele mais escura também sofrem com esse problema e, em pessoas assim, eu recomendo pó com cor ao invés do tranlúcido, já que o tom do make fica mais natural ao vivo e nas fotos.

Pó translúcido concentrado e esfumado (Contém 1g e MUFE)

Mas Marina, eu sou super morena e super me empolguei e comprei um pó translúcido. Como faz?

Usa ele por cima do corretivo! :)

Eu sou muito fã de usar base em pó + corretivo pra todo dia, mas reparei que base em pó ou pó comum com cobertura média tendem a tirar um pouco do “clareamento” ou “luminosidade” que o corretivo dá aos olhos.

O rosto fica todo de uma cor só, o que é legal, mas fica sem graça. Nada se destaca, sabe?

Aí o que eu faço é o seguinte:

Eu passo a base no rosto todo, aplico o corretivo, passo pó com cor em toda a face EXCETO NA ÁREA DOS OLHOS, aí eu pego o meu lindo pó translúcido e aplico por cima do corretivo.

Na hora, não parece que muita coisa vai mudar na sua vida, mas é só adicionar um pouco de blush nas maçãs do rosto pra ver que dá um efeito diferente sim.

O blush escurinho cria constraste com a área mais clara dos olhos (e por favor, cuidado nessa hora! claro demais é micão também!) e ressalta o efeito iluminador.

Aqui vai um exemplo “ilustrado”:


E é isso! Se vocês tiverem mais alguma dúvida/sugestão sobre o pó translúcido, é só deixar um comentário.