Miscelânea

Não é make, mas é demais: Documentário “SENNA”

1

Como há poucos dias foi o aniversário de 20 anos da morte do Senna, resolvi rever o documentário lançado em 2010 sobre a vida dele.

Eu era pequena quando o Senna teve a sua fase mais vitoriosa e ainda era uma menina no dia em que ele faleceu.

Lembro de acompanhar as corridas na casa da minha vó aos domingos, junto dos meus primos e tios, e de torcer por chuva, porque ele era o gênio da pista molhada.

Lembro de ficar admirada com uma de suas provas em Interlagos, quando a pista foi invadida de gente alucinada de felicidade por ele ter vencido.

Lembro de odiar o Alain Prost e de achar injusta aquela temporada que ele e a Williams venceram, porque os carros da Williams eram tão avançados que tiravam toda a graça das corridas.

2

3

E lembro de como foi triste o dia do acidente do Senna, de chorar com a reportagem do Fantástico daquele domingo a noite e de como o Brasil parou no dia do enterro.

Eu assisti pela TV as ruas de São Paulo lotadas de gente com bandeiras em verde e amarelo dando o seu último adeus.

Até hoje, é uma das lembranças mais comoventes e tristes que eu tenho.

Numa época em que o nosso país era ainda mais desigual do que é hoje e num tempo que ninguém tinha muitos motivos para sentir orgulho do que é nosso, o Senna levava as nossas cores no capacete e acenava a nossa bandeira em todas as suas vitórias.

Ele era motivo de alegria, de orgulho e de admiração.

Ele era o Ayrton Senna DO BRASIL.

Quando tinha uns 20 e poucos anos, numa conversa com um casal americano sobre esporte e ídolos, tentei explicar pra eles quem foi o Senna, mas não consegui terminar a história, porque comecei a chorar igual criancinha.

Ele foi uma pessoa tão carismática e a morte dele foi uma coisa tão chocante que me marcou pro resto da vida.

20 anos depois, se tocar o tema da vitória, os olhos ainda enchem de lágrimas.

4

A Copa está chegando e hoje eu não vejo alguém no esporte (ou em outra área) capaz de unir o Brasil inteiro em admiração e respeito como ele fez anos atrás.

É uma pena que a geração mais nova não tenha esse exemplo do Senna e é por isso resolvi escrever este post, porque a história dele é uma história que vale ser compartilhada e lembrada para sempre.

O documentário sobre esse homem incrível pode ser baixado na iTunes Store.

Também pode ser adquirido em sites como Submarino e Americanas.com.

Aqui vai o trailer: