Clube do Livro do Marinão,  Leituras

Clube do Livro do Marinão: Trigésima Quarta Edição


Clube do Livro do Marinão: Trigésima Terceira Edição

A próxima edição do Clube do Livro é sobre Vozes de Tchernóbil.

Nasci em 83, então não lembro das notícias na época da tragédia, mas fiquei levemente obcecada pelo tema graças à minissérie lançada pela HBO em 2019.

O livro do mês serviu de base para a produção e traz relatos impressionantes sobre o pior acidente nuclear da história.

Sinopse:

Em 26 de abril de 86, uma explosão seguida de incêndio na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera da URSS e em boa parte da Europa. Em poucos dias, a cidade de Prípiat teve que ser evacuada. Pessoas, animais e plantas, expostos à radiação liberada pelo vazamento da usina, padeceram imediatamente ou nas semanas seguintes. Tão grave quanto o acontecimento foi a postura dos governantes e gestores soviéticos.

Clube do Livro do Marinão: Trigésima Quarta Edição

É por meio das múltiplas vozes – de viúvas, trabalhadores afetados, cientistas ainda debilitados pela experiência, soldados, gente do povo – que Svetlana Aleksiévitch constrói esse livro arrebatador, a um só tempo, relato e testemunho de uma tragédia quase indizível. Cenas terríveis, acontecimentos dramáticos, episódios patéticos, tudo na história de Tchernóbil aparece com a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários.

Data da live:

A live está marcada para o dia 07 de novembro, domingo, às 19h, no Instagram (@marina2beauty).

Para participar, basta ler o livro e aparecer na data marcada.

Também temos o grupo de leitura no Telegram para conversar sobre o título do mês e trocar dicas de livros. O link pra entrar no grupo está aqui!

Boa leitura e até, gente!