Miscelânea

Não é make, mas é demais: Airbnb.com

airbnb1

Serviço de aluguel de apartamentos e casas ao redor do mundo

Essa foi a segunda viagem em que usei o serviço do Airbnb.com para me hospedar e foi ótimo!

Pra quem ainda não conhece, o Airbnb é um site que faz o meio de campo entre pessoas que tem um quarto ou apartamento/casa inteira pra alugar e pessoas que estão procurando uma maneira diferente de se hospedar em viagens.

O Gustavo e eu decidimos alugar um apartamento em Roma e outro em Berlim ao invés de ficar em hotel, porque além do preço ser muito bom, também tivemos a comodidade de uma cozinha completa, máquina pra lavar roupa, sala bonitinha pra fazer jantar, etc.

A gente gastou menos de R$250 reais por dia em diária e aproveitou demais!

Como algumas meninas comentaram nos vlogs que gostariam de saber mais sobre a experiência, aqui vai um post de como funciona o Airbnb :)

airbnb2

Apartamento que alugamos em Berlim

Pra quem vai viajar e quer alugar um apartamento ou casa, funciona assim:

Você entra no site www.airbnb.com, coloca a cidade que vai visitar, a data de estadia e a quantidade de pessoas que se hospedarão com você.

A página de resultados vai carregar e aí você pode refinar a busca e especificar alguns itens utilizando os filtros.

Pode optar por procurar aluguel de um quarto compartilhado, quarto inteiro ou da casa/apartamento inteiro.

Também pode especificar a faixa de preço, comodidades (ex: wi-fi, garagem, se prefere casa ou apartamento, quantidade de quartos, etc.) e a região/bairro em que você gostaria de ficar hospedada.

Depois da busca feita, é só navegar pelos anúncios.

Dentro de cada um, você encontrará muitas fotos do imóvel, um texto sobre a pessoa que está alugando o espaço, as regras da casa, especificações do que o apartamento ou casa tem para oferecer e os comentários de outras pessoas que já ficaram hospedadas nesse lugar.

airbnb3

Apartamento de Roma

A parte dos comentários é super importante, porque te dá uma noção se a pessoa que está alugando o imóvel é séria, se o apartamento ou casa não tem problemas, etc.

Depois de escolher o lugar que se encaixa perfeitamente na sua viagem, você vai clicar em “Pedir para reservar” na página de anúncio e aí o dono do imóvel tem 24 horas para te responder se topa ou não alugar pra você.

Quando você pede a reserva, o site coleta seus dados de pagamento por cartão de crédito ou Paypal.

Se o anfitrião aceitar seu pedido de reserva, o valor total do pagamento é feito ao site, mas esse dinheiro só será repassado ao anfitrião um dia após sua chegada no imóvel.

Desse jeito, tanto você quanto a pessoa que está te alugando tem tempo para conferir se está tudo ok.

Se não estiver, você pode acionar o Airbnb para que o seu dinheiro seja devolvido.

Mais info sobre pagamentos, cancelamentos, etc., aqui!

Depois que a reserva é aceita, o site libera pra você o endereço completo do imóvel e número de telefone do seu anfitrião.

Também é possível trocar mensagens através do serviço de mensagens do Airbnb, assim você pode tirar todas as suas dúvidas, combinar sua chegada,  entrega das chaves, etc.

O idioma de comunicação depende do seu anfitrião.

No meu caso, me comuniquei em inglês tanto com a menina alemã do apartamento de Berlim quanto com o italiano que nos alugou o apartamento de Roma.

airbnb4

Comentários (muito importante!)

Se a pessoa que está te alugando o imóvel não responder suas mensagens dentro de um tempo aceitável, você pode cancelar a estadia sem problemas.

Isso aconteceu com a gente!

A dona do primeiro apartamento que reservamos em Berlim nunca respondeu às minhas perguntas. Dez dias se passaram e nada dela avisar como eu pegaria a chave, então cancelei.

O valor debitado no meu cartão de crédito foi devolvido e eu acabei encontrando um apartamento ainda melhor pra me hospedar!

E a chegada?

Bom, no nosso caso, tanto em Berlim quanto na Itália os donos dos apartamentos nos receberam no horário combinado, mostraram o espaço, entregaram as chaves e partiram.

Super tranqüilo!

Na hora de ir embora, a gente trocou mensagens pra saber como devolver as chaves, porque isso depende de cada um…

Em Berlim, por exemplo, a menina pediu que a gente trancasse a porta e deixasse a chave na caixa de correspondência do apartamento dela.

Antes sairmos, a gente deu uma organizada geral e lavou a louça suja, mas nós não tivemos que “limpar” a fundo, porque no valor da diária está incluída uma taxa de limpeza.

Por fim, alguns dias depois do final das férias, o Airbnb pede que você faça uma avaliação da hospedagem e deixe um comentário no anúncio.

Seu anfitrião também fará uma avaliação de você como hóspede (se devolveu o apartamento ou casa em bom estado, etc.) e deixará um comentário que será anexado ao seu perfil.

Essa parte é importante, porque assim o Airbnb consegue separar quem é bem intencionado de quem não leva a coisa a sério.

É isso :)

Quem tiver mais dúvidas, basta deixar um comentário.