Não é make, mas é demais: Buffet de cachorro quente
Como comentei ontem, sábado eu fiz uma reunião de amigos em casa e o cardápio tinha buffet de cachorro quente.
A comida não exigia muito esforço, então resolvi me empenhar na organização.
Para decorar a casa e dar um clima mais aconchegante, acendi apenas o abajur e pendurei entre os quadros da sala um enfeite com luzes e tiras de tecido que trouxe de Buenos Aires.
Quem tiver o espírito de faça você mesmo, pode usar luzes de Natal e enfeitar com pedacinhos de pano colorido para resultado semelhante.
No lustre da sala de jantar, pendurei fios de nylon transparente com tirinhas de papel crepom.
Éramos 9 e como não havia lugar para todos sentarem a mesa ou na sala, coloquei as cadeiras da sala de jantar e as banquetas do balcão viradas para a sala de estar.
Desse modo, a área do buffet ficou livre e a sala de estar teve o número necessário de assentos para os convidados.
Na mesinha de centro, acendi algumas velinhas e coloquei potinhos com belisquetes: amendoim salgado, ovinhos de codorna com azeite de oliva e palitinhos de parmesão.
Um pouco antes das pessoas chegarem, organizei o buffet com toalha e jogo americano.
As peças do jogo americano são de courino (material fácil de limpar) e foram colocadas debaixo dos molhos e de outros elementos que normalmente acabam espirrando enquanto as pessoas se servem.
Tentei dispor os potinhos por ordem de “uso”:
Primeiro o pão, depois o prato das salsichas, molhos e outros condimentos (mostarda, maionese, Tabasco, etc.), batata palha, queijo, ovinho picado, bacon e, no final, guardanapos.
Os condimentos ficaram todos juntos numa bandeja fininha de vime e os molhos, queijo ralado e ovinhos picados foram organizados em cumbucas e mega canecas do meu jogo de café da manhã.
Arrumei os pães já cortados num prato que resiste ao calor do forno e uns 2 minutinhos antes das salsichas ficarem prontas, tirei da mesa e coloquei no forno pré aquecido.
Pão quentinho é sempre mais gostoso, né?
Deixei os pratos e as bebidas não alcoólicas no balcão entre a sala e a cozinha.
Coloquei mini garrafas de Coca-Cola num balde de acrílico com gelo e servi água aromatizada de laranja em jarra de mesmo material.
Junto deles, coloquei alguns canudinhos num copo da Coca para quem preferisse beber direto das garrafinhas.
A preparação foi super simples e rápida, mas todo mundo elogiou o cuidado com os pequenos detalhes :)
No final das contas, além da decoração só tive o “trabalho” de fazer os molhos e fritar os cubinhos de bacon.
Pro molho vermelho, usei polpa e molho de tomate orgânico com um pouco de alho, cebola, pimenta do reino e algumas folhas de manjericão fresco.
Pro molho branco, misturei creme de leite, parmesão ralado na hora e um tiquiiinho de nada de molho quatro queijos pronto.
Foi isso…
Uma jantinha bacana e sem complicações!
Para a próxima, quero melhorar os enfeites no lustre da sala de jantar e usar muito mais fios e muito mais papel crepom ou até tecido.
Se ficar legal, monto um passo a passo :)

