Miscelânea

Vídeo – Respondendo: Montando um kit básico de produtos e pincéis para começar a se maquiar


O vídeo de hoje é sobre o que eu acho interessante em ter num kit pra quem está começando a se maquiar e o que vale ou não vale a pena investir mais dinheiro.

Resumindo: é uma listinha de itens para quem quer se maquiar em casa.

Esqueci de um item super necessário no vídeo, então resolvi escrever além de postar o vídeo.
Vamos lá…

Se você está começando agora e só vai ter uma base, acho importante que essa base seja de alta cobertura.
Caso você não encontre uma base bacana pra sua pele por preço amigo, vale a pena gastar mais dinheiro num produto importado.
Uma boa base que seja da sua cor e que tenha as características certas pro seu tipo de pele (ex: base oil free pra pele oleosa) é um ótimo investimento.
Recomendo de boa/alta cobertua, porque você pode usar ela “ao natural” para festas ou diluir no seu hidratante/filtro pra todo dia.
Corretivo é outro item que vale o investimento, mas só pra quem tem olheiras.
Além do investimento financeiro, pesquisar é super importante, porque a cor do corretivo tem que ser a mais natural possível e a textura tem que se adequar ao seu tipo de pele. Quem tem muitas linhas nos olhos, por exemplo, precisa de textura mais fina e suave, senão o produto acumula nas ruguinhas e acentua ainda mais o problema.
Se você é uma dessas pessoas abençoadas com a área ao redor dos olhos homogênea ou que tem pouca olheira, não precisa desse produto já que a base dará conta do recado.
Fora esses dois, rímel é uma coisa que, ao meu ver, MUDA VIDAS.
Acentua os olhos, tira o ar de cansaço/tristeza… é uma maravilha!
E não precisa investir tanto dinheiro, porque existem ótimas opções com preços mais camaradas.
Rímel de farmácia muitas vezes é tão bom ou até melhor que máscaras importadas, vide os produtos da Maybelline.
Frase pra vida:

Não existe pessoa triste, o que existe é pessoa sem cílio.
Sangalo, Ivete

O item esquecido no vídeo é o pó! Se você tem pele seca, talvez nem precise dele. Basta a base líquida não ser melequenta.
Agora, se você tem pele oleosa, recomendo investir mais dinheiro nesse item por dois motivos:

Para assentar a maquiagem e evitar/retardar testa e nariz cheios de brilho
Para retocar e manter aspecto sequinho da pele ao longo do dia

Se você já tem a base de alta cobertura, não precisa de pó com cobertura também. Um bom pó semi ou totalmente translúcido e com propriedades anti-oleosidade já dá conta do recado.
Se a base que você tem deixa um pouco a desejar, aí vale investir num pó que tenha um pouco de cor, potencializando a cobertura da base.
Um item que não requer muito investimento é o blush.
Quem está começando agora não precisa de milhões de cores diferentes. Um blush só e de tom similar ao da sua pele corada já resolve o assunto e faz maravilhas pelo make.
Frase pra vida:

Mulher sem blush tem cara de pobre.
Consati, Sadi

De sombras, recomendo os tons preto, marrom e bege cintilante.
Como são neutros, vão com tudo e a combinação dos três resulta desde make pro trabalho até olhão esfumado e escuro.
Não precisa gastar horrores de dinheiro, porque várias marcas nacionais tem as três cores com boa pigmentação e baixo custo, tipo Yes! Cosmetics, Vult, Tracta e afins.

Batom, idem!
Não precisa torrar dinheiro por aí em várias cores. Acho que vale apostar em tons como cor de boca ou nude e vermelho (ou rosa ou coral, depende do seu gosto).
O nude/cor de boca é ótimo pra todo dia ou para combinar com make escuro de olhos. Já o vermelho é clássico e dá sofisticação até aos makes mais simples, como um olho delineado ou apenas com rímel.
E dá pra misturar, não dá? É só juntar os dois e dosar a quantidade de batom cor de boca e de batom vermelho para conseguir novas cores.
E o melhor é que existe variedade enoooorme de batons da Avon, Natura, Eudora, Intense, etc.
Batom caro, só se você amar muito uma cor ou uma marca específica.
Outro item importante é o lápis/delineador preto.
Nesse caso, acho que vale o investimento de mais dinheiro se você tem pálpebra oleosa, porque vai precisar de um produto de alta fixação.
Se o seu olho é tranquilo, se joga num lápis preto baratinho e pronto! Mas não esqueça de averiguar se ele é macio e pigmentado.
Ele será muito útil não só para delinear, mas também para fortalecer as sombras. Basta esfumar o lápis na pálpebra e aplicar a cor por cima.

De pincéis, não precisa investir muito no início.
Tendo um bom pincel de pó, um pincel de sombra versátil e um pincel de blush, você consegue se maquiar muito bem.
Não precisa de pincel específico pra base ou corretivo, já que esses produtos podem ser aplicados com os dedos.
Também não precisa gastar muito dinheiro se não quiser, especialmente se você está començando a experimentar maquiagem e/ou não se maquia todos os dias.
Eu tenho alguns pincéis mais caros, não me arrependo e acho até que fiz um bom investimento, porque pincéis, se bem cuidados, duram uma vida inteira.
Você paga caro no ato da compra, mas vai desfrutar deles por mais de década.
Caro ou barato, é sempre bom averiguar a maciez e a qualidade geral do acabamento. Ninguém merece pincel que perde cerdas toda hora ou que parece uma lixa em contato com a pele.
Um bom pincel de pó, ao meu ver, é fofo, macio e de domo grande. Quanto mais denso, melhor!
Pincel de blush também precisa ser fofo e macio, mas não precisa ser grande não. Acho até mais prático e versátil quando o domo é pequeno, porque, futuramente (no caso de resolver expandir o kit), você pode utilizá-lo não só para blush, mas para iluminador e bronzeador também.
Por fim, o pincel de sombra!
Sendo do tipo de corte clássico com a ponta mais arredondada, não muito grande ou largo e de boa densidade de cerdas, ele servirá não só para aplicar cor, mas também para esfumar ou até para delinear a parte de baixo dos olhos com sombra (utilizando apenas a pontinha das cerdas).