Miscelânea

Sobre o tratamento que eu fiz nos dentes

Hoje faz exatamente um mês que completei o tratamento de clareamento e preenchimento dos dentes com resina composta.

O sorriso novo melhorou horrores a minha auto estima, então, para comemorar a ocasião, aqui vai um artigo escrito pelo Dr. Ronaldo Nogueira, também conhecido como meu amigo, meu dentista e, mais importante ainda, marido da Amália e PAI DE ANUBIS.

No artigo, o Narda explica o meu tratamento, vantagens e desvantagens, etc.

Eu acho que é um material bem importante, porque tem muita gente por aí com o mesmo problema de dentes tortos ou algo similar (dentes manchados, pequenos demais, desgastados, etc.).

No meu caso, passei um tempão achando meus dentes horrorosos e não tinha nem idéia que o preenchimento pudesse resolver a minha vida em tão pouco tempo.

Fiz uma semana de clareamento em casa e em apenas duas sessões de 3 horas (+ou-) no consultório, os meus dentes ficaram do jeito que eu queria.

E foi beeeeeeeem mais barato do que eu imagina. Se soubesse, teria feito anos antes!

– – – –

PS: Muitas imagens de dentes e afins a seguir.

Facetas de resina composta ou porcelana ou preenchimento com resina composta

Para fazermos a harmonização de um sorriso com espaços generalizados (diastemas) ou desalinhado sem o uso do aparelho, podemos lançar mão de artifícios como o preenchimento dos espaços com resinas compostas ou facetando os elementos com porcelana ou resina composta, porém sem deixarmos de fazer anteriormente uma análise criteriosa do caso, principalmente na oclusão (a nossa mordida).

O paciente que tem indicação para o tratamento ortodôndico e não deseja realizá-lo para usar algum destes artifícios, não pode apresentar nenhum tipo de sintomatologia proveniente da sua má oclusão, como dores articulares, interferências oclusais ou mordida cruzada, por exemplo. E mesmo não apresentando nenhum desses sintomas, após o tratamento ele deverá usar uma placa noturna para proteger todo o sistema ortognático, pois a principal indicação de tratamento é a ortodontia e, em alguns casos, até a cirurgia ortognática.

As principais indicações para o uso das facetas de resina ou porcelana são para resolvermos problemas de posição, tamanho, forma e cor dos dentes:

  • Dentes manchados intrinsecamente: após necrose pulpar (canal), manchas causadas por uso de antibióticos como as tetraciclinas em idade precoce, manchas causadas por fluorose, displasia de esmalte;
  • Dentes com deformidades anatômicas causadas por erosão, abrasão, abfração, fraturas, problemas de formação (conóides, microdontia, amelogênese imperfeita);
  • Dentes com problemas de posição (giroversão, inclinação, diastemas).

Facetas de porcelana (antes e depois)

Facetas estéticas de porcelana – vantagens em relação às de resina:
-maior durabilidade;
-maior estabilidade de cor e brilho;
-menor aderência de placa e pigmentos (ex: tabaco, café, chimarrão);

Clareamento e preenchimento com resina composta (antes e depois)

Facetas estéticas ou preenchimento de resina composta – vantagens em relação às de porcelana:
-menor tempo de tratamento;
-maior facilidade no ajuste cromático;
-menor custo para o paciente;

Seja para fazer facetas estéticas ou preenchimento de diastemas e harmonização estética do paciente, as resinas compostas apresentam algumas vantagens em relação às de porcelana, por poderem ser feitas em um tempo mais ágil, principalmente quando o paciente mora em uma cidade diferente do seu dentista. Já o tratamento com facetas de porcelana necessita de um maior tempo e maior número de consultas, a não ser que sejam feitas no próprio consultório com sistema CAD-CAM , mas mesmo assim demanda um tempo maior para o profissional e para o paciente.

O ajuste da cor das resinas é realizado na hora, com maior facilidade e fidelidade, pois podemos fazer testes antes de preencher ou facetar os elementos dentários que não estão em harmonia com o sorriso. Já as facetas de porcelana são feitas indiretamente, em um laboratório de prótese dentária ou em uma fresadora computadorizada, por isso pode precisar de ajustes de cor posteriores à prova das facetas e antes da sua cimentação.

O brilho superficial das resinas compostas pode ir desaparecendo com o tempo, por causa da remoção da matriz orgânica que compõe essas resinas, pela própria escovação e higienização. Isso causa microscópicas depressões sobre a superfície, o que pode causar maior acúmulo de placa bacteriana e pigmentos exógenos como tabaco, café, etc. Por isso se deve fazer uma manutenção, realizando um simples polimento quando se nota a perda da lisura superficial.

Já o brilho superficial de uma faceta de porcelana não é perdido com o passar do tempo, assim como há um menor acúmulo de placa bacteriana e pigmentos exógenos, pela maior facilidade de higienização e limpeza.

Como podemos ver, as facetas de porcelana não se desgastam como as de resina, portanto a durabilidade delas é maior, tanto no seu desgaste como na manutenção das características superficiais de anatomia, textura, cor e brilho. Mas as porcelanas não podem ser usadas como as resinas para realizar preenchimentos de diastemas ou pequenas correções estéticas realizadas diretamente, portanto fica somente a indicação para facetas e coroas estéticas.

Clareamento

Os dentes adquirem manchas naturalmente com o passar do tempo. O consumo de café, chá, chimarrão, sucos, vinho tinto, refrigerantes, alimentos com corantes ou fumo são geralmente os responsáveis pelo escurecimento dos dentes.

O escurecimento também pode ser causado por um tratamento endodôntico (de canal) mal realizado, necrose pulpar (trauma) ou o uso de alguns antibióticos na infância (tetraciclinas). Além disso, os dentes ainda podem ser naturalmente amarelados, dependendo da genética de cada um.

O clareamento é a remoção dessas manchas no esmalte e na dentina, que acontece após a penetração do oxigênio na estrutura dentária pela quebra das moléculas dos géis clareadores de peróxido de hidrogênio ou carbamida. O tratamento é totalmente seguro e o único efeito indesejado que pode ocorrer é a sensibilidade dentinária.

Os tipos de clareamento mais utilizados são dois:

  • Clareamento a laser, feito no consultório do seu dentista;
  • Clareamento caseiro, com moldeiras para o uso de gel de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio.

O clareamento caseiro é mais simples, mais barato, é feito em casa e tem um resultado mais duradouro, porém necessita de mais tempo para o efeito final desejado, em média de dez dias. O clareamento a laser é realizado pelo profissional no consultório e tem um efeito mais imediato, conseguindo o resultado desejado em até uma única consulta.

As duas formas de clareamento podem causar sensibilidade dentinária, que pode ser amenizada com o uso de um gel dessensibilizante, que pode ser aplicado no consultório, pelo seu dentista. Bebidas ácidas como refrigerantes e sucos podem aumentar a sensibilidade, por isso devem ser evitadas.

Para o paciente que quer fazer o clareamento dental, este deve ser feito antes de qualquer tratamento com resinas ou porcelana, para o profissional selecionar a cor correta do material a ser utilizado.

Se o tratamento for uma restauração ou um preenchimento com resina composta, devemos esperar em média dez dias após o tratamento clareador, para que ocorra a hidratação do tecido dentário e melhor adesão do material restaurador.

Dr. Ronaldo Dallazem Nogueira – CD
Especialista em Prótese Dentária
Especialista em Implantodontia
E-mail: nardentist@terra.com.br
Fone: (054) 3327-0240