Miscelânea

Lavando pincéis

Pincel sujo

Como muitas meninas perguntaram sobre higienização de pincéis naquele post de segunda, achei que seria legal fazer um novo post sobre o assunto.
Limpar os pincéis é importante por dois motivos:

  • O resto de maquiagem velha que fica nas cerdas é um convite para bactérias e
  • A rotina de limpeza ajuda a manter os seus pincéis novinhos por anos e anos

O ideal é fazer uma limpeza bacana pelo menos de 15 em 15 dias. No caso de pincéis de base ou corretivo, o melhor é higienizar ainda mais seguido, porque eles estão em contato com produtos líquidos e cremosos (e que estragam mais fácil do que produtos “secos” e em pó).
Confesso que eu sou muy preguiçosa e que às vezes deixo um mês inteiro passar antes de dar banho nos pincéis. Ainda assim, melhor tarde do que nunca.
A maneira mais eficaz de lavar os pincéis é com um pouco de água morna e shampoo neutro.
Abaixo está uma sequência de fotos mostrando como:

1o Passo: Umedeça o pincel

Umedeça o pincel com água morna. Se não tiver água morna, pode ser fria também, mas o morninho colabora para “descolar” aquele resto de maquiagem presa nas cerdas.
Cuide para não molhar a área onde o cabo e o ferrinho que prende as cerdas se encontram, já que a umidade pode descolar a cola que mantém o pincel inteiro.
Claro que se você descuidar uma vez aqui, outra ali, o pincel não vai estragar. O problema é a umidade constante nessa área, ok?

2o Passo: Passe o pincel úmido em shampoo neutro

O melhor shampoo para lavar pincéis é o Johnson’s Baby. Mais neutro e delicado que isso, impossível!
Se você estiver num aperto e não tiver o shampoo de bebê em casa, pode usar o seu shampoo normal mesmo, contanto que não seja específico para tratamento ou coisa assim.

3o Passo: Esfregue o pincel para frente e para trás na palma da mão

Com pincel de base não tem muita graça, porque não faz tanta espuma, mas a idéia geral é esfregar até notar que a sujeira descolou das cerdas e passou pra espuma.

4o Passo: Enxágue

Enxágue o pincel até que a água saia limpinha/transparente.
Se a água não sair limpa de primeira, não se preocupe! Às vezes, o pincel está tão sujo que é preciso repetir o 2o, o 3o e o 4o passo para completar a lavagem.

5o Passo: Coloque o pincel para secar na horizontal

Por fim, estenda uma toalha sobre uma superfície plana e coloque o pincel para secar na horizontal ou com as cerdas inclinadas para baixo.
NUNCA, JAMAIS, EVER, coloque o pincel para secar na vertical (com as cerdas para cima), porque a umidade desce para o cabo e detona a cola que mantém tudo junto.
Dependendo do tipo de pincel, o tempo de secagem pode ser demorado.
Pincéis densos (ex: pó, kabuki) levam mais de um dia para secar totalmente. Tenha o cuidado de sempre verificar o miolo das cerdas antes de guardar os pincéis, porque mesmo que ele pareça seco “por fora”, o centro pode continuar úmido.
Outra maneira de limpar os pincéis é utilizar uma solução higienizadora. Ela NÃO SUBSTITUI a limpeza com shampoo e água ou seja, de vez em quando, você tem que dar banho mesmo.
De qualquer forma, ela ajuda muito, especialmente quando você está com pressa e/ou sem paciência para esperar que os pincéis sequem por um dia inteiro, por exemplo.
Abaixo tem vídeo explicativo:

A MAC, a Sephora e a Contém 1g tem produtos assim (clica nos links pra ver cada um deles).
O que eu uso é uma solução manipulada pela farmácia da minha mãe. O frasco grandão com 250ml custa R$30 e a farmácia envia para todo Brasil.
Não sei preço de frete, mas se te interessou, escreva para pharmacus@pharmacus.com.br que te passam a info completinha.
– – – – –
PS: Se você não consegue acessar o Youtube, clica aqui pra ver o vídeo.