Maquiagem

Luz, Sombras e Outras Coisas Mais

contourhighlight2

Clique aqui para ampliar a imagem

Já fiz tutorial sobre luz e sombra na maquiagem (pra conferir, clica aqui), mas gosto tanto do assunto que um segundo post nunca é demais, néam?

Eu não dava muita bola, mas um pouco de bronzeador ou base/pó compacto num tom mais escuro fazem uma difereeeença na vida da amygha. Especialmente em fotos!

Pra quem está chegando agora e não está entendendo muito bem, as técnicas para iluminar e sombrear servem para dar definição, chamar atenção ou esconder “detalhes”.

Com um pouco de base ou pó mais escuro nas laterais do nariz e pó claro na ponte, você consegue a ilusão de afinamento.

A mesma coisa também serve para rostos redondos ou o temido queixo duplo: basta passar um pouco de cor mais escura seguindo a linha da mandíbula e no pescoço para criar um efeito de sombra mais acentuda e dar um aspecto mais “magrinho”.

O melhor exemplo é a montagem de fotos aí em cima… Como vocês podem ver, está rolando toda uma “evolução” no make.

Na primeira foto, comecei sem dignidade ou corretivo, na segunda apliquei base, na terceira utilizei alguns produtos mais escuros e mais claros que a minha pele para dar definição ao  rosto e na última imagem, passei uma corzinha nas bochechas e nos olhos pra completar o make.

contourhighlight3

Criando sombras

Vale lembrar que quando você aplica base e homogeiniza a cor do rosto, acaba perdendo algumas “sombras” interessantes, afinal, o sol não atinge a face de forma igual, não é?

O legal das técninas de luz e sombra é que você pode recriar estas sombras de forma que os seus pontos positivos sejam destacados e os negativos, escondidos.

A regrinha básica é: escuro no que você quer esconder/afinar/diminuir e claro no que você quer destacar/chamar atenção/levantar.

contourhighlight4

Onde aplicar o claro e o escuro

Este “gráfico” (retirado do livro Making Faces, de Kevyn Aucoin) é um dos melhores exemplos de como utilizar luz e sombra. 

  1. Junto à raiz do cabelo (ótimo para quem tem testa muito grande, porque cria um sombreado que disfarça)
  2. Logo abaixo da maçã do rosto (para acentuar a dita cuja e afina a face)
  3. Na linha da mandíbula e no pescoço (para dar definição ao rosto e suavizar um eventual queixo duplo)
  4. Nas laterais do nariz (para afinar o “naso”)

Os tons claros aplicados no centro da testa, na ponte do nariz, abaixo dos olhos, no topo do queixo e abaixo das laterais da boca destacam essas áreas e contrastam com o as sombras criadas pelo pó ou creme escuro, aprimorando a “ilusão de ótica”.

E agora que  todo mundo sabe onde aplicar as cores, vamos falar dos tipos de materiais que podem ser utilizados.

contourhighlight5

Materiais cremosos ou líquidos

Para fazer os contornos do rosto de forma mais “contundente”, prefiro bases ou corretivos cremosos em tons mais claros e escuros que a minha pele.

Estes são melhores para eventos noturnos e fotos, porque dão efeito mais marcado, o que ficaria um tanto óbvio em plena luz do dia.

Existem diversos estojos à venda na internet, mas você pode aproveitar aquela base que comprou achando que era a sua cor, mas que na verdade é uns dois tons acima ou abaixo do ideal.

Na foto: 15 Color Professional Camouflage Concealer Palette do eBay, Camo Quad Medium Coastal Scents e Graftobian Hi-Def Glamour Creme Warm Palette #3.

contourhighlight6

Materiais em pó

Os produtos em pó, como bronzeadores e iluminadores ou até pó compacto comum em tons diferentes, também são muito bacanas. Seu feito é mais natural e a aplicação é mais rápida, porque esse tipo de produto requer menos esforço para esfumar.

São ótimos para usar todo dia!

Assim como os estojos com corretivos e bases cremosas de várias cores, você também encontra estojos ou duos de pó na internet. A Coastal Scents e o eBay estão cheios deles!

Você também pode criar seu kit comprando pó facial compacto “comum” (da sua marca de preferência). Escolha um que seja alguns tons mais escuro que a sua pele e outro alguns tons mais claro.

Vale lembrar que iluminadores com brilho ficam lindos nas bochechas e nos olhos, mas tenha cuidado com sua aplicação na testa e no nariz, especialmente se sua pele for oleosa. Nesse caso, um pó compacto clarinho e opaco é mais indicado.