Guia de Compras – Parte II (vendo/troco/faço qualquer negócio)

Guia de Compras - Parte II (vendo/troco/faço qualquer negócio)

“Semi-novos” MAC Mineralize Skinfinish e Yogamode Beauty Powder adquiridos através do fórum makeuptalk.com

Hoje vou falar de uma forma bacana e barata de conhecer/adquirir novos produtos. Existem várias comunidades sobre maquiagem pela internet e todas elas tem um espaço para que os usuários possam vender ou trocar itens novos e usados.

Nos últimos meses, troquei alguns produtos que não me agradavam mais por outros que queria muito experimentar. Comprei algumas coisinhas também e fiquei muito satisfeita com todas as negociações. 

É muito legal (sem falar econômico) trocar maquiagem com outras pessoas. O seu “lixo” pode ser o tesouro de alguém (e o contrário também é verdadeiro).

Clique no link abaixo para ler sobre alguns exemplos…

Guia de Compras - Parte II (vendo/troco/faço qualquer negócio)

Itens adquiridos através do Flickr

Nacionais:

Flickr – Antes de conhecer o Flickr, eu achava que era obcecada. Hoje eu sei que sou totalmente obcecada, mas posso compartilhar da minha tara com outras tantas obcecadas por maquiagem espalhadas pelo Brasil (e fora dele também).

Muitas gurias anunciam itens que elas não querem mais. Algumas aceitam trocas, outras só dindim. Pelo Flickr, já comprei blush, sombras, pincel, base, etc. Também troquei maquiagens e vendi alguns itens.

Normalmente, funciona da sequinte forma:

  1. Você encontra algo que lhe interessa e envia um Flickr mail para a “vendedora” para avisar do seu interesse, perguntar preço, envio, onde depositar o dinheiro e outros detalhes, como validade, condições do produto, etc.
  2. Depois de valores acertados, você deposita o dinheiro na conta da vendedora.
  3. Ela vai te enviar o produto (geralmente por PAC com código de rastreio).
  4. Você vai passar os próximos dias checando o site dos Correios feito uma tarada, até que o produto finalmente chegue na sua casa.

Aqui vão alguns itens interessantíssimos no Flickr:

Orkut – Existe uma comunidade do Loucas por Maquiagem no Orkut. Nessa comunidade há um tópico só para vendas e trocas entitulado de… adivinhem… “Venda e Troca de Produtos” (clique aqui pra ver). Nesse tópico, além de dar uma olhada no que as meninas estão listando, você pode anunciar as makes que você não quer mais. O procedimento é quase o mesmo do Flickr.

  1. Você encontra algo interessante e envia um Scrap para a pessoa que está vendendo.
  2. Com os valores do produto e frete acertados, você deposita o dindim.
  3. Ela vai te enviar o produto (geralmente por PAC com código de rastreio).
  4. Você vai fazer seus dedos sangrarem de tanto digitar www.correios.com.br até que o produto finalmente chegue na sua casa.

Alguns itens interessantíssimos no Orkut:

AVISO: Nunca se esqueça de perguntar sobre a validade e se o produto é original mesmo, pedir fotos e sempre, sempre, seeeempre, peça envio por PAC com rastreio. Nunca tive experiências ruins, mas sempre há gente de má índole por aí, né. Não custa nada prevenir e, analisando os comentários de outros membros do Flickr ou do Orkut, dá pra ter uma idéia se a pessoa é séria ou não.

Guia de Compras - Parte II (vendo/troco/faço qualquer negócio)

Itens adquiridos através do Makeuptalk.com

Internacionais (se você não fala inglês e não tem conta no Paypal, esqueça):

Makeuptalk.com – O Makeuptalk.com é uma comunidade super bacana. No fórum existem diversos threads sobre tudo que você puder imaginar: tutoriais, resenhas, avisos de promoções e… venda de produtos novos e usados.  Tem MUITA coisa boa. MAC, Smashbox, Stila, Dior, Clinique, Chanel, etc. Clique aqui para dar uma olhadinha.   

As americanas são meio doidas. Tem muita gente que compra produtos duplicados para estocar, compra de impulso e depois percebe que a cor não é adequada para a sua pele, etc. Sendo assim, tem muito produto praticamente novo (alguns ainda lacrados) disponíveis.

Comprar no Makeup Talk não é tão simples como no Flickr ou no Orkut. Você precisa saber falar bem inglês e tem que participar da comunidade por um tempinho para que as outras meninas cofiem em você.

Ninguém vai te vender coisa alguma se você está na comunidade há um mês e tem zero posts. A coisa é tão organizada que existe até um sistema de rating (Feedback Center). Quando você compra ou vende algo, pode receber ou dar nota à vendedora ou compradora.

Se você encontrar algo que lhe agrade, é só mandar uma Private Message para a menina que está anunciando e informar os itens que você quer, seu país/zip code, perguntar valor do frete, etc.

Para nós brasileiras, a forma de pagamento é sempre Paypal. Quando você fizer uma compra, pergunte o valor do shipping e das fees do Paypal à quem está te vendendo. Se você está pagando com os fundos da sua conta do Paypal, não há fees/ taxas. Se você for pagar com o seu cartão de crédito através do Paypal, existe uma porcentagem cobrada pelo serviço, então sempre pergunte sobre quanto fica o valor total a ser transferido somando o valor das taxas.

As encomendas normalmente são enviadas pelo USPS (United States Postal Service) sem código de rastreio ou seguro. Pergunte à vendedora se ela disponibiliza essas coisas. Normalmente elas não oferecem seguro e tracking, porque encarece MUITO o valor do frete.

Specktra.net – O site Specktra.net é como o Makeup Talk, mas mais focado nos produtos MAC. Tem muita informação, tutoriais, vídeos, fotos e… produtos para vender.

Essa comunidade é um pouco mais chatinha, porque você só vai poder acessar o Clearence Bin no fórum depois de postar 20 vezes e ter, pelo menos, 5 dias de conta ativa.

Quanto às negociações, elas acontecem da mesma forma que no Makeup Talk (inclusive o sistema de rating para bons/maus vendedores e compradores). Shipping e formas de pagamento também são iguais.