Podfalar

Podfalar: Relacionamento Abusivo com Shirley Stamou


Podfalar: Relacionamento Abusivo com Shirley Stamou

Pro episódio de hoje, a gente chamou Shirley Stamou, psicóloga à frente dos perfis @garotasmodernas e @psicologafloripa e dona do blog Garotas Modernas, para um papo sobre relacionamento abusivo.

Perguntamos à ela sobre os sinais de alerta, o que fazer quando identificamos que nós mesmas ou uma amiga está num relacionamento abusivo e como podemos ajudar.

Lembrando que nem todo relacionamento abusivo envolve violência física, mas todo relacionamento abusivo envolve violência de algum tipo: verbal, emocional, psicológica, financeira, etc.

Se você está passando por algo assim, converse. Desabafe. Ligue para alguém que você confia.

Se você tem uma amiga ou parente nessa situação, esteja presente, ofereça apoio emocional, ajuda prática (“vem ficar aqui em casa”, etc.) e lembre-a que a culpa e a vergonha não são da vítima e sim do abusador.

Para situações de emergência, a orientação é ligar para a polícia (ligue 190).

E para denunciar um caso de violência que não está ocorrendo naquele exato instante, a orientação é entrar em contato com a “Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência” (ligue 180), um serviço do governo que é gratuito e preserva o anonimato.

Boa semana, gente! 


Onde escutar:

Podfalar está disponível aqui no blog, no Anchor, no Spotify, no Stitcher, no Deezer, no Google Podcasts e no Apple Podcasts.

Fale com a gente!

Música Intro: The Place Inside by Silent Partner