Miscelânea

#CoronaFlix: 10 documentários da HBO sobre crime real


#CoronaFlix: 10 documentários da HBO sobre crime real

Vocês já estão carecas de saber que me interesso muito por documentários e histórias de crime real.

Sou assinante HBO Go e apesar de achar o app uma droga, devo admitir que o serviço tem um catálogo com títulos muito impactantes tanto sobre casos mais famosos quanto crimes menos conhecidos.

Aqui está uma listinha com 10 docs e minisséries que assisti e recomendo.

Vamos lá:

#CoronaFlix: 10 documentários da HBO sobre crime real

Os Assassinatos de Cheshire

Este documentário analisa a pena de morte a partir dos assassinatos ocorridos em Cheshire, em 2007, quando dois ex-presidiários mataram brutalmente uma família.

A investigação revela como o sistema de justiça do estado acaba tomando a polêmica decisão de, em função do custo de um processo de pena de morte, condenar os assassinos à prisão perpétua.

O Caso do Policial Canibal

Apelidado de “o policial canibal”, Gilberto Valle foi condenado em março de 2013, acusado de planejar o sequestro de mulheres para assassiná-las e comê-las.

Depois de 22 meses atrás das grades, sua pena foi revogada em meio a uma grande polêmica sobre a diferença entre pensamentos compartilhados na internet e crimes realmente executados.

#CoronaFlix: 10 documentários da HBO sobre crime real

The Jinx: The Life And Deaths Of Robert Durst

O diretor Andrew Jarecki dirigiu o filme Entre Segredos e Mentiras (All Good Things, 2010), inspirado na biografia de Robert Durst, herdeiro do setor imobiliário de Nova York.

O longa valeu a Jarecki a admiração de Durst, que topou ser entrevistado para o documentário.

Por meio de mais de 20 horas de entrevistas ao longo de vários anos, Jarecki mostra a complexa vida do milionário após ter sido acusado de três assassinatos em quatro décadas.

Cuidado Com o Slenderman

Anissa Weier e Morgan Geyser, duas garotas de 12 anos, apunhalaram sua colega de escola Payton Leutner, porque queriam demonstrar sua lealdade ao Slenderman, um personagem fictício que surgiu na internet, e assim evitar que ele matasse suas famílias.

O documentário examina como o isolamento adolescente e a natureza conflituosa da internet geraram uma tragédia para todos os envolvidos. 


#CoronaFlix: 10 documentários da HBO sobre crime real

Mamãe Morta e Querida

O documentário relata a história do assassinato de Dee Dee Blanchard, cometido por sua filha Gypsy Rose Blanchard e o namorado Nicholas Godejohn.

Durante anos Dee Dee, que sofria de uma doença mental chamada síndrome de Münchhausen, abusou psicologicamente de sua filha, convencendo-a de que sofria uma série de doenças como leucemia, asma, distrofia muscular, e que tinha a capacidade mental de uma menina de 7 anos por causa de um dano cerebral.

The Case Against Adnan Syed

Esta série documental reexamina o desaparecimento e assassinato da estudante Hae Min Lee em 1999, e a subsequente condenação de seu ex-namorado Adnan Syed, um caso tornado famoso pelo popular podcast “Serial”.

Hoje ele cumpre prisão perpétua apesar de ter tentado, várias vezes, ser submetido a um novo julgamento para provar sua inocência.

#CoronaFlix: 10 documentários da HBO sobre crime real

Eu Te Amo, Agora Morra

A relação que Michelle Carter e Conrad Roy estabeleceram por meio de mensagens e ligações durante dois anos terminou quando Conrad Roy cometeu suicídio por intoxicação com monóxido de carbono.

Os investigadores encontraram provas de que Carter supostamente o teria encorajado a se suicidar.

O documentário analisa o julgamento de Michelle Carter que foi presa por homicídio involuntário.

Quem Matou Garrett Phillips

O documentário examina os acontecimentos após o assassinato de Garrett Phillips, de 12 anos, desde a investigação inicial até a prisão e julgamento de Oral “Nick” Hillary, um técnico de futebol negro que vive em uma comunidade predominantemente branca.

Além de abordar as enigmáticas circunstâncias do caso, o documentário levanta questões sociais mais amplas, como o racismo dentro sistema de justiça penal.

#CoronaFlix: 10 documentários da HBO sobre crime real

McMillion$

Série documental de seis episódios que explora o impressionante caso da mente criminosa conhecida como ”Uncle Jerry”, que entre 1989 e 2001 deu golpes envolvendo uma ação promocional do McDonald’s.

Ao roubar cartelas valiosas do jogo, Jerry conseguiu selecionar os ganhadores manualmente, enganar as autoridades e compartilhar os prêmios de forma ilícita.

A fraude, que começou com a família e os amigos de Jerry, rapidamente se expandiu e chegou a envolver ex-presidiários ligados à máfia.

Atlanta’s Missing And Murdered: The Lost Children

Conhecida como “a cidade muito ocupada para odiar” (the city too busy to hate), Atlanta prosperou com a eleição do primeiro prefeito negro na década de 70.

Entretanto, abaixo da superfície, divisões raciais e econômicas de longa data continuam existindo.

A minissérie em cinco partes analisa evidências envolvendo os assassinatos de pelo menos 30 crianças e jovens negros que ocorreram durante um período de dois anos na capital da Geórgia.