Clube do Livro do Marinão – Décima Segunda Edição

Clube do Livro do Marinão – Décima Segunda Edição

Pra quem está chegando agora e não conhece o Clube

Mensalmente um título é escolhido e anunciado aqui no blog e lá no meu Instagram (@marina2beauty).

Um mês depois, acontece uma live pra gente conversar sobre ele.

Vocês acreditam que já lemos mais de dez livros juntos? Acho isso muito incrível!

Detalhes da décima segunda edição

O título escolhido para outubro é “A Menina da Montanha”, de Tara Westover.

Ele foi eleito o livro de 2018 pela Amazon, figurou na lista dos mais vendidos do New York Times e foi indicado por pessoas como Bill Gates e Barack Obama.

Comprei o e-book há mais de mês, porque estava louca pra ler e porque tinha desconto (Kindle R$14,20 / capa comum R$24,99).

Logo após a live sobre A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, iniciei a leitura e em apenas uma noite, li 30% de A Menina da Montanha.

Estou super impressionada com a história e mal posso esperar pra chegar ao final do livro e dar um Google em tudo, já que se trata de uma história real.

Sinopse

Tara Westover tinha 17 anos quando pisou pela primeira vez em uma sala de aula. Nascida nas montanhas de Idaho, Estados Unidos, era a caçula de sete irmãos. Guiados pelo fanatismo do pai, todos estavam sempre se preparando para o fim do mundo, estocando conservas e dormindo com uma mala pronta para o caso de fuga. No verão, ajudava a mãe, parteira e curandeira, a fazer remédios medicinais. No inverno, coletava sucata com o pai.

Além do sistema de ensino, seu pai também desconfiava dos hospitais, por isso Tara jamais viu um médico durante a infância. Cortes, machucados e até mesmo graves queimaduras eram todos tratados em casa. A família estava tão isolada da sociedade que não havia ninguém para garantir que as crianças recebessem educação, nem para intervir nos casos de violência.

No entanto, quando um de seus irmãos conseguiu entrar para a faculdade e retornou com notícias do mundo além da montanha, Tara resolveu tentar um novo tipo de vida. Aprendeu matemática, gramática e ciências para prestar o vestibular, e foi admitida na Universidade Brigham Young. Sua busca pelo conhecimento a transformou, fazendo-a atravessar oceanos e continentes, até chegar às universidades de Harvard e Cambridge, na Inglaterra. Foi quando se deu conta de quão longe tinha viajado, e se perguntou se ainda existiria um caminho de volta para casa.

A Menina da Montanha é um relato autobiográfico sobre a busca de uma nova identidade. É um conto sobre lealdade familiar e sobre o luto de romper estes laços. Com a intensa sensibilidade que distingue os grandes escritores, Tara Westover nos oferece uma história universal que resume o sentido da palavra educação: a perspectiva de ver a vida com novos olhos, e a vontade de mudar.

Data da live

A live no Instagram está marcada para o dia 20 de outubro, domingo, às 19h.

Até logo e boa leitura!