Miscelânea

Não é make, mas é demais: Documentário “A um Passo do Estrelato”

20ft1

Aproveitei o final de ano para vegetar em frente a tv e uma das coisas mais bacanas que vi nesse intervalo foi o documentário “20 Feet From Stardom/A um Passo do Estrelato”.

Ele conta a história de backup singers que contribuíram em músicas super famosas. De clássicos dos Rolling Stones a Stevie Wonder, muitos conhecem e amam suas vozes, mas quase ninguém sabe os seus nomes…

Soube desse documentário ao ler um post sobre uma das atrações do Festival do Rio 2013 e desde então, estava esperando encontrar uma sessão em Porto Alegre. A sessão não aconteceu e eu acabei baixando o torrent aqui.

Se você gosta de música, recomendo com amor, viu?

O documentário é recheado de canções maravilhosas e de momentos bonitos, como quando a cantora Merry Clayton retorna ao estúdio onde gravou a famosa estrofe “rape, murder — it’s just a shot away” de Gimme Shelter dos Rolling Stones.

A voz dela é tão tão poderosa que fez eu me arrepiar (e chorar um pouquinho também).

20ft2

20ft3

Além de Merry, conhecemos outra meia dúzia de backup singers talentosas que abrangem uma variedade de estilos, gêneros e épocas da música, além escutar relatos de astros como Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Mick Jagger e Sting.

Cada uma dessas cantoras talentosíssimas tem uma história para compartilhar da vida anônima que levam a apenas alguns passos de pessoas extremamente famosas.

Acredito que parte de vocês tenha reconhecido Judith Hill nas fotos, não é? Além de backup singer de Michael Jackson, ela recentemente conseguiu se estabelecer como um ato solo no reality show The Voice.

Antes dela, muitas tentaram sair do anonimato, mas sem sucesso e a um custo muito alto.

Darlene Love, por exemplo, se virou como faxineira por um tempo, após ter sua carreira bloqueada pelo produtor Phil Spector.

20ft4

Vale muito a pena assistir!

A um Passo do Estrelato faz bem aos ouvidos e conta um pouco mais da história por trás de canções famosas e das pessoas extraordinárias que fazem parte delas.

Abaixo está o trailer (só consegui encontrar em inglês):