Skin Care

Especial Pele: Parte VI (patrocinado por UV Perfect de L’Oréal Paris)


Momento siglas: UVA, UVB, FPS…

Estes posts patrocinados por L’Óreal Paris me deram a oportunidade de pesquisar algumas coisas que muita gente toma como corriqueiras, mas que nem sempre estão claras para todo mundo.

Eu, por exemplo, não sabia direitinho a diferença de raios UVA para UVB. Não sabia como rola a numeração do FPS… enfim. Me chama de ignorante, mas eu sempre fui do tipo que lia UV-alguma coisa nos tubinhos de protetor e acabava decidindo pelo produto que tivesse fator de médio pra alto.

Nunca me ocorreu em pensar por mais de 10 segundos sobre o que eu estava aplicando na pele, então lá vamos nós para uma explicação básica sobre o que eu aprendi.

Raios UVA e raios UVB:

Raios UVA e UVB são raios ultra-violeta emitidos pelo sol e eles se diferenciam pela intensidade e pelo comprimento da onda.

Os raios UVB agem na superficie da pele, sendo responsáveis diretos pelas queimaduras de sol e danos a curto prazo. Sua intensidade pode variar dependendo da época do ano e horário do dia.

EX: Raios mais intensos no verão ou ao meio-dia.

Os raios UVA não variam tanto, mas são mais intensos (tipo o meu amor pelo Frusciante) e penetram profundamente na pele, o que leva ao envelhecimento, perda de elasticidade e danos a longo prazo.

Resumindo: Você precisa se proteger de ambos!

O que é FPS?

É a sigla para Fator de Proteção Solar e indica o grau de proteção da pele contra a queimadura solar causada pelos raios UVB.

Mas como funcionam os números? FPS 10? FPS 20? 50?

Acreditam que eu não sabia com certeza? hihihih * anta *

Um FPS 50, por exemplo, mostra que você está 50 vezes mais protegida contra os raios UVB, ou seja, precisa de 50 x mais radiação solar para desencadear uma queimadura.

Um exemplo básico:

Digamos que você leva 10 minutos para se queimar ao natural. Com um filtro FPS 30, a sua pele vai levar 30 vezes mais esse tempo, ou seja, 300 minutos ou 5 horas.

Lembrando que a eficiência do filtro vai depender do seu tipo de pele, do local onde você está, etc.

A areia da praia, por exemplo, amplia a exposição solar em 25%.

E como já foi dito antes… FPS mede o grau de proteção contra os raios UVB.

A proteção contra raios UVA é medida pela porcentagem dos raios filtrados, mas nem todos os filtros trazem essa informação em suas embalagens.

E agora? #Comofaz com os raios UVA?

Se você procurar pela internet, é possível encontrar alguns gráficos e informação mais detalhada sobre filtros e sobre a porcentagem de raios filtrados dependendo do FPS.

Um produto de FPS 30 filtra até 96,5%, por exemplo.

Mas o número do FPS não é proporcional aos raios filtrados, sabia?

A diferença de um protetor com FPS 30 para um com FPS 60 é bem pequena.

Enquanto o primeiro filtra 96,5%, o segundo filtra 98,6%.

Ahhh, e vale dizer que nem o FPS 100 é capaz de filtrar tudo, viu? A porcentagem dele é de 99%.

Por isso, lembre que a sombra é sempre sua amiga e não deixe de conferir se o seu filtro é de amplo espectro e possui sistema de filtro multi-escudo contra os raios UVA e UVB.

E só pra finalizar:

A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é de que se use pelo menos filtro com FPS 15 se você é mais escurinha e FPS 30, se você é branquinha.

. . . . . . .

Este é o último post de uma série sobre cuidados com a pele patrocinada por UV Perfect de L’Oréal Paris que tem FPS 30 e te protege dos raios UVB, UVA e ainda tem ação anti-poluente e anti-oxidante.

* PUBLIEDITORIAL