Maquiagem

Resenha: MAC Eyeshadow X9 Burgundy Times Nine

mac1

StarStarStarStarStar

4,1 estrelinhas

Pequena notável! A palette Burgundy Times Nine é de um tamanho prático, sua variedade de cores e acabamentos é ótima para montar maquiagens das mais básicas às mais elaboradas e o preço não é um assalto (para um produto importado).

A descrição no site da MAC diz o seguinte:

Esta edição de paleta apresenta tons de ameixa que oferecem inúmeras combinações de sombras.

Ela oferece uma variedade de texturas que vão do mate ao acetinado ao fosco para a criação de looks para dia e noite. As cores saturadas, suaves e lisas vêm em uma embalagem compacta e prática, fácil de carregar.

A palette custa R$149,00 nas lojas e site da MAC e no site da Sephora.

Ok, não é um estojo barato, mas considerando que ele tem 9 tons diferentes, o custo x benefício não é ruim, viu?

O preço fica em torno de R$16,50 por sombra.

Além da Burgundy Times Nine, a marca tem outras 3 opções de palettes com 9 tons: Purple Times Nine (roxos), Amber Times Nine (terrosos) e Navy Times Nine (azuis).

mac2

mac3

mac4

mac5
Amostrinhas

As cores da Burgundy são:

Honey Lust: Sombra brilhante dourada com fórmula Lustre (a que eu menos gosto da MAC). Sua textura é seca e a pigmentação não é incrível. Com primer, o fundo dourado aparece bem e o brilho pega na pele. Sem primer, você acaba com meia dúzia de pontinhos cintilantes no olho (e mais uns tantos na bochecha).

Poppyseed: Sombra bege que puxa pro malva com fórmula Satin. Sua textura é mais macia, o acabamento é acetinado e a pigmentação é digna com ou sem primer.

Quarry: Sombra bege de fundo malva acinzentado com fórmula Matte. Seu acabamento é fosco e a textura é BEM seca, o que complica na hora de esfumar. Achei a pigmentação ok com ou sem primer.

Antiqued: Sombra cintilante marrom que puxa pro cobre com fórmula Veluxe Pearl (uma das melhores da MAC). Seu acabamento é metálico/cintilante, a textura é super macia e a pigmentação é ótima com ou sem primer.

Embark: Sombra escura marrom de fundo avermelhado com fórmula Matte. Sua textura é seca, mas não atrapalha na aplicação. O acabamento é fosco e a pigmentação é muito boa com primer. Sem primer, é ok, mas não é mara.

#Noir: Sombra marrom quase preta com partículas de brilho dourado e fórmula Velvet. As partículas de brilho só aparecem mesmo quando você passa a sombra com pincel molhado. A sombra tem textura mais seca e é meio chata de esfumar, porque a sombra é esfarelenta. Achei a pigmentação meia boca “ao natural”, mas fica mais intensa com primer.

Haux: Sombra bege que puxa pro malva com fórmula Satin. O tom lembra bastante o da cor Quarry, mas o acabamento é diferente e a textura é mais macia e fácil de esfumar. Sua pigmentação é boa com ou sem primer.

Star Violet: Sombra cintilante ameixa rosada com fórmula Veluxe Pearl. Seu acabamento é metálico/cintilante, a textura é muuuito macia e a pigmentação é boa com ou sem primer.

Sketch: Sombra cor de açaí com partículas de brilho avermelhadas e fórmula Velvet. Na prática, os brilhos não aparecem com ou sem primer. A pigmentação é boa e a textura é ok/normal.

mac6

mac7
Maquiagem com primer (Honey Lust, Antiqued, Embark e #Noir)

Das nove cores, a maioria é bacana, mas tem duas que são um tanto frustrantes: Honey Lust e #Noir.

Eu tenho a Honey Lust em versão unitária e nunca fui muito fã, porque ela é linda no potinho, mas não pega bem na pele se você não usar um primer ou aplicar com pincel úmido.

Com a #Noir, acontece o mesmo.

De resto, a palette tem outras sete sombras muito dignas e, no geral, sua combinação de tons escuros e claros, numa variedade de quente a frio e com acabamentos variados, é ótima para criar looks dos mais discretos aos mais festivos.

mac8

mac9
Maquiagem sem primer (Honey Lust, Embark, Haux e Sketch)

A maquiagem das fotos acima foi feita com a Honey Lust no canto interno, Haux na pálpebra móvel, Embark no côncavo e Sketch na linha dos cílios inferiores.

Fiz sem primer, usei o dia inteiro pra ver que tal a fixação e olha… o make durou bastante!

Quando fui demaquilar, não notei nenhum acúmulo nas dobrinhas e as cores ainda tinham boa intensidade.

Resumo

Gostei bastante! O preço não é absurdo e o estojo é muito legal pra quem quer algo prático, pequeno e muito versátil.


Avaliação Geral

  • Textura/Aplicação: 4/5
  • Cobertura/Pigmentação: 4/5
  • Fixação: 5/5
  • Preço: 3/5
  • Apresentação: 4/5
  • Relação Realidade x Descrição Oficial: 5/5
  • Média: 4,1
Para visualizar a lista completa de critérios e notas, clique aqui.