Miscelânea

Não é make, mas é demais: 4 documentários para assistir na folga de final de ano

Meu corpo quase criou ra?zes na cama durante o Natal, porque fora a ceia e alguns eventos em fam?lia, tudo que fiz foi assistir TV. Uma das categorias que eu mais gosto do meu Netflix ? a de document?rios e nestas mini-f?rias de final de ano, encontrei quatro filmes muito interessantes.

Se voc? n?o tem Netflix, ? poss?vel assistir os document?rios em sites de torrents, em DVD e at? no Youtube.

Aqui v?o eles:

1

Good Hair

Good Hair ? um document?rio produzidor por Chris Rock. Seu foco ? o modo como mulheres negras lidam com seus cabelos e a obsess?o por apliques, perucas e alisamentos. O comediante explora o mercado atual de produtos de beleza, imagens do que ? considerado cabelo “desej?vel” e sua rela??o com a cultura afro.

De acordo com o ator, a id?ia do filme surgiu quando sua filha de tr?s anos lhe perguntou “Papai, por que eu n?o tenho cabelo bom?”.

O document?rio ? bem humorado, mas n?o perde a seriedade do tema por conta do jeito divertido de Chris Rock. Depois de assistir Good Hair, passei um bom tempo pensando sobre a import?ncia que mulheres (de qualquer cor) d?o ao cabelo.

Pensei na quantidade de horas que eu gasto no meu cabelo, sobre como eu me sinto insegura quando ele n?o acorda? num “dia bom” ou sobre como eu at? desisto de sair a noite para alguma festa se estiver chovendo muito, porque pode estragar a chapinha.

? um absurdo!

2

Somm

Somm acompanha quatro sommeliers americanos que querem passar em um dos exames mais dif?ceis do mundo, o de “Master Sommelier”.

Em mais de quarenta anos, apenas uma centena de pessoas conseguiu o t?tulo mais alto dos conhecedores de vinho.

Entre testes cegos de degusta??o e exames de hist?ria, tornar-se Master Sommelier ? uma tarefa t?o ou mais complicada que passar no vestibular de medicina da USP.

O document?rio mostra toda a prepara??o dos somms para o grande exame. S?o dias e noites de estudos, degusta??es e preocupa??es com o futuro.

Achei que fosse aprender coisas novas sobre vinho, mas o filme ? sobre gente de carne e osso e n?o sobre uvas fermentadas.

De surpresa, me apeguei, e quando finalmente chegou a hora da prova, torci feito louca por todos eles.

3

Burt’s Buzz

Quem j? foi aos Estados Unidos deve ter visto em lojas e farm?cias os produtos da marca Burt’s Bees.

Este document?rio conta a hist?ria de Burt, seu co-fundador, um apicultor recluso que tem uma rela??o um tanto curiosa com a empresa de cosm?ticos que ajudou a fundar.

Burt teve uma inf?ncia privilegiada e abandonou a carreira de fot?grafo em Nova Iorque para levar uma vida pacata como criador de abelhas no Maine, onde montou um neg?cio milion?rio quase sem querer.

Diferente do que se imagina, ele n?o tem uma mans?o enorme ou um carro car?ssimo. Burt ? um hippie de quase 80 anos que por conta do seu desprendimento, acabou perdendo um grande amor e o controle da empresa da qual ele ? o garoto propaganda.

4

Craigslist Joe

J? imaginou passar um m?s sem dinheiro, sem seus amigos e sem sua fam?lia?

Em um momento em que a economia e o senso de comunidade americanos estavam enfraquecidos, um cara deixou tudo para tr?s para ver se conseguiria sobreviver apenas com o apoio da comunidade virtual.

Joseph Garner desligou-se de todos que ele conhecia e de tudo o que possu?a. Armado apenas com um laptop, telefone celular, escova de dentes e as roupas que estava vestindo, ele viveu por um m?s ? procura de comida, caronas e um lugar para dormir.

Por 31 dias, tudo em sua vida viria dos an?ncios do site Craigslist e da bondade de seus usu?rios.

O resultado ? uma viagem pelas hist?rias das dezenas de pessoas que acolheram Joe, passando at? pelo Iraque e pela reconstru??o de Nova Orleans.