2Beauty

2Beauty

Dicas, tutoriais e resenhas sobre maquiagem.

Sephora

Maquiagem e óculos

Sogra de óculos e maquiada

A idéia do post surgiu da minha sogra, porque ela usa óculos e está sempre bem maquiada. O melhor é que ela não fica só no marrom básico e se aventura em azuis e verdes e coisas do tipo.

Eu comecei a escrever e não parei mais! O post é longo e as minhas idéias não ficaram suuuper bem organizadas, mas tem algumas dicas bacanas e que podem ajudar quem usa óculos e tem dificuldade de se maquiar. Os comentários estão abertos para mais palpites e dicas!

Vamos lá…

Mamis de óculos e maquiada

Combinar a maquiagem com a roupa e com a armação do óculos pode ser difícil, mas a melhor dica é usar o bom senso.

Digamos que a sua armação é super escura e pesada (aros bem grossos e tals)… neste caso, o melhor é evitar maquiagem do olho ultra preta ou em tons muito escuros, porque pode ficar over e fechar o seu rosto.

Se a sua armação é do tipo básica (cinza, prata, bege, preta, etc.), fica mais fácil combinar com a cor do make.

Se for colorida, evite maquiagem da exata cor dos óculos, aposte nos tons neutros (marrom, preto e bege) e experimente sombras que possam complementar o tom da armação.

Exemplo:

Para armação roxa ou berinjela, experimente makes com verde, dourado/bronze e até rosinhas.


Clique na imagem para ampliar

Se mesmo assim você ainda estiver em dúvida (hello?!?! é muita coisa pra coordenar de uma vez só!), use cores básicas com apenas algum detalhe colorido ou aposte nos clássicos, como o delineado preto estilo gatinha (tem foto no mural acima e suuuper favorece todos os tipos de olhos) ou um smokey eye marrom (idem). 

E se você não é muito fã de sombra, deixe o olho mais básico e sijogue num batom marcante, como vermelho, rosa ou coral.

Pele bem feita também colabora!

Se você não gosta de se maquiar muito (basem, pó, blush, etc.), passe pelo menos um corretivo amygho, porque ele faz toda a diferença.

Eu recomendo o Studio Finish da MAC. É carinho, mas a cobertura é INCRÍVEL e o potinho dura ANOS. Tô falando sério… o meu tem mais de ano e meio e ainda não acabou.

Outra dica importante é manter as sobrancelhas bem arrumadinhas.

Às vezes nós esquecemos delas, mas sobrancelhas bem feitas fazem muuuuita diferença, especialmente para quem usa óculos.

Eu não entendo muito do assunto, porque até hoje não aprendi a fazer o desenho das minhas sozinha, então recomendo ir a um salão com profissional especializado para que ele crie um design bonito e que você possa manter em casa, removendo com pinça os pelinhos que nascerem fora do desenho.

- – - – - – - -

Também é importante considerar o seu tipo de lente, porque ela pode deixar os olhos maiores ou menores.

Quem tem miopia, por exemplo, fica com os olhos menores atrás das lentes. Neste caso, a maquiagem deve ser feita para aumentar os olhos, com delineado por fora, lápis bege dentro do olho e coisinhas assim.

Com as amyghas que tem hipermetropia acontece o contrário: os olhos ficam maiores por trás da lente, então, se você acha que seus olhos estão muito grandes, o make tem que ser feito para diminuí-los. A dica mais comum é delinear a linha d’água com tons escurinhos (preto, marrom, azul noite, grafite, etc.).

E sim, eu sei que a explicação não está super detalhada, mas aqui tem um post sobre como maquiar os olhos de acordo com o formato:

http://www.2beauty.com.br/blog/2010/04/30/tutorialdicas-para-acertar-o-formato-dos-olhos/

- – - – - – - -

Para complementar as dicas, pedi uma ajuda pras amyghas do Twitter sobre os problemas mais comuns que as meninas que usam óculos enfrentam. O mais lembrado foi o rímel, que vive borrando as lentes.

Para quem passa por esse tipo de situação, acho que seria legal dar uma olhada na técnica chamada “Tightlining”. Abaixo tem vídeo gringo mostrando a aplicação:

O babado é basicamente concentrar toda a atenção para a base dos cílios, assim eles parecem mais volumosos, mesmo que você não passe muito produto.

São três passos simples:

  • Com um delineador em gel + pincel, você escurece a base dos cílios. Quem não tem delineador em gel pode experimentar com lápis. Borra mais fácil na hora de passar, mas o efeito é muito parecido.
  • Depois, a amygha curva bem os cílios com curvex. Essa parte é especial pra quem tem cílios muito retos e longos, porque o curvex levanta as pestanas e assim elas não batem com tanta facilidade nas lentes.
  • Por fim, muito rímel na base dos cílios e um tiquiiinho só nas pontas. Quanto menos, melhor e ficadica de apostar nas máscaras de volume e não nas alongadoras.

Experimentem e depois me contem se resolveu o “pobrema” do borrado nas lentes!

OBS: Um muito obrigada à Gabi Rebello, que foi quem me apresentou ao Tightlining! :)

- – - – - – - -

 

Armação especial para maquiagem

Por fim, o problema de fazer a maquiagem quando você não enxerga nada!

Existem armações especiais para maquiagem como a da foto acima (encontrada em óticas). É caro comprar armação com lentes novas, mas se você se maquia todo santo dia e acha que pode facilitar a sua vida, vale a pena investir, não é?

Pra quem não quer gastar tanto dindin, ficadica de “entortar” os óculos no rosto para que um olho fique atrás das lentes e o outro fique “livre” para ser maquiado. Para não ter que segurar a armação, você pode prender o lado inclinado com uma piranha de cabelo ou faixa mais reforçada, vide exemplo abaixo:

Não fica bonito, mas ajuda, tá bom?!?!

E como eu não achei foto pro exemplo, fiz uma montagem tosca pra ilustrar. :)