Maquiagem

Tipos de acabamento dos batons MAC


Clique na imagem ou aqui para ver a foto ampliada.

Meus pequenos tesouros, da esquerda para a direita:
Velvet Teddy (Matte), Hug Me (Lustre), Cherish (Satin), Spirit (Satin) e Viva Glam VI (Lustre)

– – – – – – – –

Sabe aquelas palavras gravadas em letras pequenas logo abaixo do nome do batom? Então… essas palavrinhas são importantes, pois representam a intensidade de cor, textura e brilho do produto. Elas te dizem como é o acabamento.

Como os batons da MAC tem vários tipos de acabamento, a coleeega pode se dar mal, já que a cor que ela vê na embalagem nem sempre fica igual na boca.

Funciona da mesma forma que as sombras da MAC (https://www.2beauty.com.br/blog/2008/07/23/descricao-dos-acabamentos-das-sombras-mac/).

Abaixo estão fotos, swatches e descrições dos acabamentos. Espero que ajudem alguma coleeega no futuro.

Vamos lá…

  • Matte:
    Os batons Matte são opacos ou seja, sem brilho algum. A cor é fiel e intensa nos lábios, mas a textura pode ser um pouco seca.
  • Satin:
    Os batons Satin são parecidos com os Matte, mas possuem leve brilho acetinado. A cor é intensa e fiel e o batom é mais cremoso.
  • Amplified Cream:
    Os batons Aplified Cream possuem brilho e intensidade de cor similar ao Satin, mas são muito mais cremosos e hidratantes.
  • Frost:
    Odeio! A cor é fiel, mas o acabamento tem muito brilho. Alguns tem efeito metálico.
  • Lustre:
    Os batons Lustre são meio transparentes, então a instensidade da cor é fraca, mas são cremosos e deixam os lábios com aspecto molhado. Imagine o efeito de um gloss menos viscoso e mais colorido.
  • Glaze:
    É o acabamento que possui a intensidade de cor mais fraca. Na embalagem, o batom pode parecer super forte e chamativo, mas a cor na pele fica igual a de um brilho labial: transparente e sutil.


Swatches, da esquerda para a direita:
Velvet Teddy (Matte), Hug Me (Lustre), Cherish (Satin), Spirit (Satin) e Viva Glam VI (Lustre)

No tubinho, o Viva Glam é muito mais escuro que o Spirit, mas na pele ele fica mais claro, porque seu acabamento é do tipo Lustre.

 
Velvet Teddy (Matte) e Hug Me (Lustre)

Acima tem duas fotos para que vocês possam ver a diferença de cor entre Matte e Lustre.

Escolhi os batons Velvet Teddy e Hug Me, porque são super parecidos no tubinho, mas na boca ficam diferente, pois o acabamento não é o mesmo.