Skin Care

Dicas para sobrancelhas, por Danielle Mesquita

Dicas da Danielle Mesquita para sobrancelhas
A Dany é pedagoga, dona de casa, mãe de uma BEAGLE, aprendiz de maquiadora e designer de sobrancelhas nas horas vagas.

A partir de agora, ela vai nos ajudar a cuidar melhor das nossas sobrancelhas através do blog.

INTRODUÇÃO:
Sempre nos surpreendemos com os milagres que uma maquiagem pode fazer e seduzidas por todo esse poder,  somos capazes (e eu super me incluo nisso) de gastar pequenas fortunas com proutos e cuidados com a pele do rosto. No entanto conheço poucas pessoas que se preocupam verdadeiramente com a  sobrancelha, levando em consideração que cuidar da sobrancelha é muito mais que pinçar os pelinhos que estão fora do lugar.

Dicas da Danielle Mesquita para sobrancelhasPor serem responsáveis pela expressão do rosto, são chamadas de “as janelas dos olhos”. Mostram as emoções que sentimos e dão moldura aos olhos e aos traços faciais, por isso tirar a sobrancelha exige muito cuidado e capricho. Além de noção de proporção de rosto e habilidade com a pinça.

Agora teremos no blog 2 Beauty dicas sobre como cuidar de sobrancelhas e as meninas que são leitoras podem nos enviar fotos para tentarmos fazer um diagnóstico e dar dicas de como melhorá-las.

Mais uma vez, obrigada Marina por abrir esse espaço!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o que é anatomicamente uma sobrancelha, modelagem e cuidados específicos ;)

Segundo o nosso amigo dicionário Aurélio, sobrancelha é : “pequena porção de pêlos que protegem os olhos de alguns mamíferos, localizando-se logo acima da celha, de onde vem seu nome”  A paralvra celha deu origem á palavra cílios , que também protegem nossos olhos. Então a principal função anatomica desses dois elementos não é nos deixar mais bonitas e com os olhos emoldurados, mas sim proteger nossos olhos de possíveis ciscos, vento, entre outros.

Dicas da Danielle Mesquita para sobrancelhasPor isso, nada de sobracelhas finas gurias, já que elas tiram a proteção dos olhos. Evitem também seguir tendências da moda, pois você pode se arrepender mais tarde…

Outro problema é querer imitar exatamente o modelo de sobrancelha de uma celebridade. Estou cansada de ouvir: “quero a minha igual a da Ana Paula Arósio”. Bem que eu gostaria de atender o desejo da cliente, mas isso é mais complicado do que parece.

Devemos respeitar  o formato do rosto, as medidas padrão e o seu biótipo, utilizando inclusive técnicas de visagismo.

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual).

A melhor alternativa  é procurar um(a) designer de sobrancelhas para que ele(a) indique qual o tipo mais adequado ao formato do seu rosto.

MODELAGEM:
Caso você precise modela-la sozinha, mantenha o formato original da sua sobrancelha tirando somente os excessos, pois em geral nascemos com o formato correto tendo alguns pelinhos fora do lugar. Tenha atenção redobrada ao mexer no começo (canto interno) e no final (canto externo).

Uma vez retirado, o pêlo nasce aproximadamente dez (10) vezes no mesmo lugar. Se você afinar ou arquear em excesso pode ter que recorer à maquiagem definitiva com o passar dos anos. 

Dicas da Danielle Mesquita para sobrancelhasAlgo importante é a escolha da pinça. As pinças com cabos mais longos são as preferidas, mas sempre faça um teste num pêlo do braço. A pinça tem que ser firme e se arrebentar o pêlo, não é adequada.

Eu particularmente prefiro as chanfradas. Evite as que possuem um LED com luz, para quem não é profissional, pois ao invés de ajudar elas podem podem fazer com que você retire mais pelos que o necessário.

Quando algum(a) amigo for ao hemisfério norte, encomende uma pinça! Você descobrirá que estava usando um quebra galhos… Ainda assim, gosto muito de uma azulzinha da marca nacional “ Marco Bonni”  e da “Prada”. Depois de pinçar suas sobrancelhas, você pode penteá-las para cima e aparar as pontinhas, mas muito cuidado! São só as pontinhas mesmo. Isso ajuda a manter os fios no lugar.

A figura abaixo ilustra os cuidados que devemos tomar e como podemos tirar as medidas para modelar a sobrancelha.

Dicas da Danielle Mesquita para sobrancelhas

CUIDADOS ESPECÍFICOS:
Sempre nos lembramos da importância de cuidar dos cabelos, da pele do rosto, mas só lembramos de pinçar a sobrancelha e isso não é suficiente. 

Algo bem simples pode ser feito por suas sobrancelhas e custa quase nada: penteá-las. É melhor usar o pente específico (custa entre R$ 5 e R$ 13  dependendo da marca), fazendo o procedimento de manhã e a noite. Isso vai ajudar controlar os pêlos mais rebeldes.

Assim como o cabelo é necessário limpar, condicionar e hidratar, a sobrancelha também precisa desses cuidados.

Como ela é localizada no rosto, para seguir esse passo-a- passo você precisa tomar cuidado para não deixar sua pele oleosa. Também precisa respeitar a anatomina  dos fios, que são mais espessos que os do cabelo.

Existem no mercado produtos específicos para esse fim, mas se você não tem condições de investir pode seguir a seguinte receitinha:
1. Lave o rosto com sabonete específico;
2. Lave as sobrancelhas com Shampoo Neutro;
3. Esfolie os pelos com esfoliante caseiro. Receita: Uma colher de sopa de açúcar cristal, 1 colher de sobremesa de sal , 1 colher de sobremesa de aveia e 2 colheres de sopa de mel. Misture tudo e passe na área das sobrancelhas com movimentos circulares;
4. Enxágüe com água fria e lave novamente com sabonete neutro
5. Condicione os fios com condicionador para cabelos normais deixando agir por 2 minutos. Depois, acrescente tônico de jaborandi ou óleo de ríceno (mamona) e espere 10 min e penteie com o pente para sobrancelhas.
6. Enxágüe abundantemente com água morna e prontinho!

Agora, se o seu problema é o não nascimento ou o crescimento dos fios, não se desespere! Existe solução!  A dica é: não faça a “definitiva” no impulso. Primeiro procure um profissional para que ele indique a melhor saída e se ainda assim for realizar o procedimento, teste antes com a sobrancelha de Henna e repita algumas vezes para ter certeza de que é isso que você deseja e assim evitará decepções no futuro. 

Saiba que existem outras alternativas, como, por exemplo, dois produtos específicos pra ajudar no crescimento da sua sobrancelha, são eles: Talika ou Ecrinal, produtos que você pode usar todos os dias a noite, fazendo massagem circular no sentido contrário ao crescimento dos pelos. 

Não se esqueçam de pelo menos 1 vez a cada 3 meses procurar um bom profissional e seja fiel a ele!

Espero voltar em breve e que vocês  tenham gostado do post.
Beijo a todas vocês!
 
Danielle Mesquita

Obrigada, Dany!!! :)